sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tijolos de vidro: luminosidade e privacidade para seu ambiente


Na hora de construir, muitas vezes, é preciso manter a luminosidade natural e ao mesmo tempo garantir privacidade do ambiente. E os tijolos ou bloco de vidros se encaixam perfeitamente nessa função. Translúcidos, eles admitem a passagem de luz e barra os olhares alheios.

É desta forma que os tijolos ganham cada vez mais destaque no mercado, sendo utilizados por designers e arquitetos como opção para decorar paredes e bancadas. No Brasil, existem os mais variados modelos e cores, atendendo aos padrões internacionais de qualidade. É possível encontrar nas lojas de construção tijolos que variam quanto ao tamanho, espessura e acabamento.

Normalmente a opção mais utilizada são os incolores, dando forma a bancadas de atendimento, bancadas de cozinha, divisórias e box para banheiro. Os coloridos também podem ser usados para decorar, mas é importante não criar exageros e evitar ambientes cansativos!

As vantagens de adquirir essa decoração estão na resistência das peças, no visual moderno, capacidade de isolamento térmico e acústico, fácil manutenção e versatilidade.

E você, usaria os tijolos de vidro?

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vidros sempre limpos!


Você está cansado de ver vidros sujos?

Isso não é mais problema!  O mercado vidreiro apresenta uma inovação: impermeabilização para vidros através do tratamento de superfície Blindex Aquaplaning. Com esta vantagem os vidros, sejam eles temperados, laminados, insulados, e inclusive os espelhos, podem contar com este adicional. A idéia é manter este mercado de impermeabilização, para que futuramente, quase todos os vidros contenham esta superfície, limpa e transparente! 

O principal objetivo é atuar na prevenção de manchas ocasionadas pelos agentes químicos e incrustações de sujeiras. Com a proteção Blindex Aquaplaning as nanopartículas existentes, reajem com a sílica do vidro criando uma camada nanométrica que o deixa totalmente impermeável. É como se aplicasse “teflon “encontrado nas panelas, que faz com que a sujeira não tenha adesão e assim facilite a limpeza e a manutenção.

E você, achou uma boa idéia?

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vidro proporciona visão subaquática

Em Fernando de Noronha uma “hidronave’, como é chamada, chama atenção dos turistas pela visão subaquática.

De fabricação russa e com capacidade para 30 pessoas, o barco feito em alumínio, titânio e acrílico, possui em sua parte central uma ampla lente de aumento em vidro, considerada a maior no mercado civil, de três metros de comprimento por dois e meio de largura, capaz de ampliar em três vezes uma imagem.



A hidronave foi criada com o objetivo de explorar o turismo marinho no arquipélago e na utilização de pesquisas oceanográficas. Com a nova tecnologia proporcionada pelo vidro vai ser possível que crianças, gestantes, deficientes físicos tenham acesso ao ambiente incrivelmente maravilhoso que é o fundo do mar!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Movelaria em vidro


Desde os mais elegantes e clássicos até as peças mais modernas os vidros fazem parte da decoração dos móveis.

Hoje o mercado oferece uma infinidade de cores, formatos, tipos de lapidação e pintura. A escolha do vidro também pode ser variada, sendo possível optar pelo vidro jateado, colorido, acidado, entre outros.

Confira algumas sugestões na hora de combinar os móveis com o vidro:





















































































segunda-feira, 25 de julho de 2011

A arte dos vidros


Com técnicas específicas os vidros artísticos são aplicados em vasos, utilitários, esculturas, bijuterias, jóias e até painéis, cubas, portas e janelas.

Atualmente, os processos mais utilizados pelos artistas são o fusing que utiliza como vidro principal o float, impresso ou colorido. Num forno próprio, o vidro é derretido numa consistência semelhante à da borracha, por volta de 800ºC ou 900ºC, dependendo da espessura. Com isso, ele encosta na forma por meio da gravidade.

 Já o resfriamento deve ser lento, gradual e controlado. O vidro mantém o calor dentro dele e, se o cuidado não for redobrado nessa hora, o material pode trincar.

Vitral

Para produzir um vitral há duas possibilidades diferentes. Uma, mais antiga, de chumbo; e a outra, com uso de fita de cobre, de melhor acabamento, conhecida como técnica Tiffany.

Na primeira, os pedaços de vidro são envolvidos em folha de cobre e unidos, e todas as superfícies visíveis da folha de cobre são revestidas com solda para reforçar as uniões. Feito isso, é necessário aplicar um rejunte entre os vidros e o perfil de chumbo.

A técnica Tiffany é mais trabalhosa. Com uma fita adesiva de cobre envolve-se cada uma das peças do projeto. Então, um fluxo é aplicado sobre a fita para dar liga entre a solda e a fita de cobre. No acabamento, é preciso aplicar pátina na cor preta, cobre ou natural onde foi soldado e dar e dar polimento. Depois desse processo, o vitral está pronto para ser aplicado em portas, janelas e áreas grandes, como igrejas.